Pular para o conteúdo
Início » O rei, o servo e os cães selvagens.

O rei, o servo e os cães selvagens.

 

Essa fabula nos remete a uma reflexão. O ser humano é capaz de agradecer e reconhecer os serviços de outrem como um cão consegue fazer com aquele que o trata? Ótima leitura!

“Um rei tinha dez cães selvagens, que ele usava para torturar e comer qualquer de seus servos que cometesse um erro.

Um dos servos, ao cumprir uma difícil tarefa, tomou decisões que não eram do agrado do rei, que ficou muito irritado. Então ele ordenou que o empregado fosse atirado aos cachorros.

O servo disse: “Eu o servi fielmente por dez anos, senhor. É isso que Vossa Majestade faz comigo? Por favor, me dê dez dias antes de me jogar para os cachorros!”

O rei, a contragosto, acabou concedendo o prazo solicitado pelo servo.

Nesses dez dias, o criado foi até o guarda que cuidava dos cães e disse que gostaria de servi-los pelos dez dias seguintes, que eram os que lhe restavam de vida.

O guarda ficou um pouco desconcertado, mas como favor a um condenado, concordou. Assim, o criado dedicou-se a alimentar os animais, limpá-los, banhá-los e dar a eles todo tipo de conforto, dia após dia.

Quando os dez dias terminaram, o rei ordenou que o criado fosse jogado aos cães para receber sua punição.

Quando o homem foi lançado aos animais pelos carrascos, todos ficaram surpresos ao ver que os tão temíveis cães, conhecidos por sua fúria e voracidade, restringiram-se apenas a lamber os pés do servo, sem nenhuma intenção de atacá-lo.

O rei, perplexo com o que estava vendo, disse:
“O que aconteceu com meus cachorros?”

O servo respondeu: “Majestade, eu servi aos cães por apenas dez dias e eles não esqueceram os meus serviços. Infelizmente, eu o servi fielmente por dez anos, mas o senhor se esqueceu de tudo, condenando-me duramente na primeira insatisfação que teve comigo! Quão mais nobres são os cães do que um rei?!”

O rei, envergonhado, ordenou que o servo fosse libertado, o promoveu como um dos sábios conselheiros da corte, e determinou que os cães fossem entregues aos seus cuidados, para que nunca mais atacassem ninguém.”

Adicione um comentário.
/** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://joaopaulosdea.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.